quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um leão chamado Christian

Ultimamente há dois tipos de romance fazendo sucesso nas livrarias, um deles é o ´´livro de mulherzinha``, escrito por ou para as mulheres assuntos de curiosidades em geral, mas em sua maioria relacionamentos e sexo, e os que contam histórias de relação entre pessoas e animais, moda iniciada pelo fenômeno Marley e eu. Claro que também tem os romances juvenis que baseam os filmes da atualidade e vice e versa. É um tal de continuações de Eragon, Harry Potters, Crépusculos e etc, mas isso não é novidade para ninguém. Poucas semanas atrás li o livro Um Leão Chamado Christian, seduzido pelo vídeo do leão nascido em cativeiro que se reencontra com seus donos, Ace e John, após um ano vivendo sob condições adequadas no Quênia. O estilo romantizado da literatura, documental, envolvendo pessoas e as peripécias de seu mascote segue a linha de Marley e conquista o leitor. Mas diferente de Marley, o romance não tem o drama animal do livro que abriu o filão, pelo menos não envolvendo o personagem principal. No decorrer da história ele faz amizades, e o destino nem sempre é feliz para os outros animais, mostrando o quanto a vida na selva é ingrata. Mas levando em conta a natureza do animal, os donos e os cuidados que teve, Christian deve ter sido um dos lões mais felizes do mundo.
O livro conta uma história otimista, um elo improvável mas que se mostra possível e feliz entre humanos e animais selvagens, mas mostrando que devemos respeitar a natureza deles e readaptar os nascidos em cativeiros, zoológicos e afins à seu estilo de vida ideal. Pena que o homem responsável pela viabilidade da readaptação de Christian na selva, George Adamson, teve um trágico fim anos mais tarde, mas a Fundação George Adamson para a preservação da Vida Selvagem (GAWPT, no original) continua ativa, e se mantém na Inglaterra. O endereço é:
George adamson Wildlife Preservation Trust
16a Park View road
Londres N3 2Jb.
Se quiser ajudar a fundação a continuar seu trabalho e fazer doações, pode também acessar os sites:
Nos Estados Unidos: http://www.wildlifenow.com/
Assista abaixo o vídeo do rencontro do leão com seus donos, que emocionou milhões de pessoas no mundo todo e se tornou um grande hit da Net.

Só não deixe de ler o livro, você vai se emocionar tanto ou mais que nese vídeo. Antes de tudo, se trata de uma história do amor e fé do homem pela natureza e o mundo em que vive, inclusive nos faz acreditar mais no ser humano e no desejo de cuidar do que é nosso, nos fazendo pensar que basta nos unirmos para enfrentar os problemas ambientais como o aquecimento global. E vencer. É um livro do bem. Tomara que um dia Hollywood faça um filme baseado sobre essa linda história. Só não pode ser como o filme do Marley, uma comédia pastel que peca pela ausência da magia do livro.

3 comentários:

  1. Pela sua descrição, o livro parece ser bem legal.
    Eu também percebo que a quantidade de livros do gênero bobagens e séries têm surgido aos montes todo mês. Depois de Crepúsculo, série dos vampiros, escrito por Stephenie Meyer, inúmeros outros autores começaram a escrever livros com a mesma temática.
    Sabe, não consigo ler livros com animais. Depois que tive o desprazer de ler Marley e Eu, fujo de história de animais interessantes - porque dificilmente a história é interessante -, inteligentes, fofinhos, simpáticos, etc.

    Posso te recomendar um livro?
    Sugiro que leia As Quatro Estações, de Stephen King. É um livro de contos muito bom, que reúne quatro histórias que valem a pena ser lidas.
    Se decidir ler e gostar, me avise.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Percebi que sua situação foi legalizada ;P

    Parabens!
    Quanto ao post, adoro histórias sobre animais e seres humanos, ainda mais com essa história envolvendo leões.

    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi esse filme. Ele traz uma temática bem diferente. Bom, em tempos de tantos conflitos entre o homem e a natureza, trazer esse tipo de filme é uma ótima iniciativa que pode levar o espectador a uma reflexão.

    ResponderExcluir