
O seriado Gigantes Guerreiros Goggle V ( como ficou conhecido por aqui ) não chegou a fazer estardalhaço em terras brasileiras, e isso se deu por vários motivos. A começar por ser inicialmente exibido na Bandeirantes quando na época a emissora que investia a fundo em seriados do gênero era a saudosa Rede Manchete ( que deus a tenha ) e levou um pouquinho de tempo para a molecada, seu público alvo, saber que a programação noturna da band, invejando a concorrente, passava a exibir tokus inéditos, como Goggle V, Machineman, o formidável Metalder - O Homem Máquina e o que fugia da linha dos seriados propostos, mas que carregava grande semelhança, Capitão Power e Os Soldados do Futuro. Dos citados, Goggle V era único representante do estilo Super Sentai, o terceiro a passar em nosso país, porém o seriado foi produzido anos antes do primeiro a estrear no Brasil, o Esquadrão Relâmpago Changeman, gerando um pouquinho de confusão num período em que não existia Internet, mas a garotada da época não se atentava a esses detalhes. No entanto o seriado era, se não o mais infantil, o mais escrachado que veríamos até então. Debochado, bizarro e cômico, era do tipo em que os monstros de borracha eram verdadeiros comediantes, marretas de plástico, fitas de cetim, bolas com espinho, bambolês e malabares eram usados como armas, crianças competiam popularidade com os adultos, monstros e mechas se entendiam perfeitamente sem uma única aula teórica de direção, e mais uma pá de clichês malucos que são até permitidos em produções do gênero. Além disso, por ser uma produção bem antiga ( período compreendido entre o início de 1982 e o início de 83 ) os efeitos especiais ainda capengavam, mesmo eu achando que a edição era caprichada, com exceção da trilha sonora, que não sei o que acontece, mas aquela musiquinha de fundo característica da série pulando entre uma trilha e outra é irritante pra caramba. Quem já tinha assistido aos Changeman e Flashman com certeza estranhavam tal mudança de qualidade. Mas se o seriado teve desempenho mediano em nosso país, o contrário aconteceu em seu país de origem. Goggle V foi um dos sentais de maior sucesso no Japão, ao contrário do que aconteceu com o Jaspion, por exemplo, sucesso estrondoso em nossa terra e audiência pouco satisfatória no terra do sol nascente. De qualquer maneira o seriado era divertido e cumpriu a tarefa de oferecer mudanças sutis na fórmula que já começava a ficar desgastada, começando pela ausência do sufixo Man no nome ( acredito que seja um erro de tradução, porque na verdade no plural seria Men ), nos fazendo inconscientemente lembrar do grupo de infância do Michael Jackson. O ´´Goggle`` em questão se referia aos visores de seus capacetes. Ademais, as crianças tiveram suas atenções despertadas.



O azul, Saburo Aoyama, a meu ver é o menos relevante. Protagonista de poucas aventuras, nunca teve uma participação que de fato o destacasse. Jogador de hóquei, às vezes dava uma de inventor maluco, como quando inventou um jatinho que se coloca nas costas para levantar voo no episódio 38 - Os Sentimentos de Amizade, convencendo Kijima a testá-lo, com o qual fazia dupla. Sua pedra era a safira, representante da nação egípcia, e como golpes possuía a Goggle Corrida, que deixava os inimigos tontos, e os bambolês Blue Rings, que o permitia exibir grande habilidade de ginasta olímpico, com direito a movimentos delicados ( nooossa! )e tudo.
E enfim a gatinha Miki Momozomo, uma grande ginasta de bela franja, dona do diamante que representa a civilização inca. Suas armas são o Pink Ribbon, Pink Bastão, Pink Mirror e a técnica de fazer os inimigos se apaixonarem só para depois esmigalhar o coração dos coitados.
Juntos, os cinco contam com poderosos armamentos e combinação de combate, como o Goggle Sabre atirado de surpresa no inimigo quando alguém está em perigo, que mais tarde viria a se chamar simplesmente de Goggle Espada. Entre vários ataques caricatos se encontra o mais importante deles, o Goggle Victory, usado para dar cabo de vez do monstro, se afastando do ritual das bazucas de outros seriados. O golpe consiste numa espécie de pirâmide humana na qual os Goggle formam a letra V, aludindo ao nome do grupo, e energizando seus sabres ( ou espadas, como preferir ) através da pedra preciosa de seus respectivos capacetes disparam um raio mandando o Mozu para vala acompanhado por um efeito sonoro típico de brinquedinho de camelô da Uruguaiana. Mas o golpe foi para o vinagre no episódio 34 - A espada de Ouro Fatal, quando Wani-Mozu ( um monstro Jacaré ) desfilava sua invulnerável couraça. Os heróis, juntamente com seus importantes aliados, acabaram por desenvolver a Goggle Lança, golpe mais eficaz e cenicamente mais bonito, levando em conta os efeitos da época, embora consumisse segundinhos a mais dos episódios. Só que eu achava que as acrobacias que o Red fazia tornava tudo cansativo, deixando saudade do Goggle Victory.
Destophia envia então uma versão robô gigantesca do monstro, denunciada pelas pernas que são sempre iguais entre um robô e outro. O mecha, que costuma ser batizado de Kong, revive o monstro derrotado e depois da frase ´´Poder Relâmpago`` ser proferida por um membro de DesDark ou pelo próprio Mozu, a criatura é abduzida para o topo da cabeça, sua cabine de comando, e fazendo uso de um comando esquisito tipo manivelas e sem ter tido aula previa, o Mozu sai pilotando o Kong destruindo tudo pela frente, desferindo inclusive golpes que usava quando simples monstro, fazendo questão de anunciá-los em voz alta. É aí que entra em ação os veículos mais potentes dos Goggle. Em sua Goggle Nave, que nos primeiros episódios emergia de um campo profissional de beisebol, encontram-se três contêineres com três máquinas de combate cada, o Goggle Jato, pilotado pelo Goggle Red, o Goggle Tanque, pilotado pelo Blue e o Goggle Dump, pilotado pelo Yellow. A combinação dos veículos forma o Goggle Robô, sempre preparado para enfrentar os Kongs, e dizendo de passagem, para mim é o robô ligeiramente mais bonito depois do Change Robô dos sentais aqui exibidos. Goggle Black e Pink limitam-se a pilotar a nave prestando auxílio se necessário, lançando míssil quando o combate não ia bem para os heróis. Até já sabemos o porque, as cores preta e rosa não cairiam bem no robô, até inventarem, seriados à frente, veículos pilotados por duplas/ casais. Excepcionalmente o episódio 16 - Red! O Perigo por um Fio! não teve Kong pois o tempo do episódio foi estourado.
Os Vilões

Os Vilões

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Drs Iganna e Sazoria |
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Desguiller preparado para usar a energia Hightron |
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Chefe Taboo, o ´´pica das galáxias`` de DesDark |
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Comandante Desmark e suas escudeiras Bera e Bezu. |

Mozus: Significando Monstro em nossa língua, todas as criaturas do mal que brilhavam por vez em cada episódio possuía essa definição no nome, a maioria deles mutações feitas a partir de genes de animais terrestres.
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Os Mozus e Kongs da série. |
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Professor Hongo e os Computer Boys e Girls. |