quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Nova Onda do 3D

Recentemente o cinema reiventou os filmes 3D. Eu ainda era bem moleque quando pintava no cinema essa novidade, um ou outro filme, nos idos dos anos 80. E lá estavam seções com Moonwalker, filmes de terror, que não eram integralmente em terceira dimensão, mas que era um atrativo, e até meu pai experimentou essa onda, na época dos óculos descartáveis de papelão produzidos em massa. O conceito de interatividade com o cinema é mais antigo do que se possa imaginar, desde que o cinema é cinema, aproveitado até em jogos de videogame, mas nunca foi tão bem elaborado como hoje em dia. Enfim a onda da terceira dimensão voltou em seu tempo certo. O que antes era idealizado por duas câmeras passou a ser rodado por uma adaptada, por mestres como james Cameron, e hoje em dia já é vendida no Japão câmeras portáteis que filmam nesse formato. Como era de se imaginar, essa onda não ficou restrita aos cinemas. Podemos encontrar facilmente em bancas de jornais revistas para todas as idades com fotos e óculos 3-D como estratégia de venda. É o caso da Playboy desse mês com o ensaio tridimensional de Larissa Riquelme, musa da última Copa. Fui forçado a comprar para ver como seria o primeiro ensaio tridimensional da revista. Se os óculos que distribuem nos cinemas são acessórios pomposos, custosos, que não pode nem dar uma arranhadinha, o que veio encartado na revista era um bem mixuruca, que parecia um brindezinho do Mc Lanche Feliz. Mas o cheiro de papelão novinho mesclado com o cheiro das páginas com o sabor da novidade que me aguardava fizeram até eu me sentir criança novamente. Sério mesmo. Uma criança que acabava de ganhar um brinquedo novo, bem ao tempo de colecionador do álbum de figurinhas dos personagens da Dc Comics, que também tinha detalhes tridimensionais e vinha um oclinhos de papelão com lente...ops, um ´´olho`` azul e outro vermelho de papel celofane (final dos anos 80 ou comecinho dos 90, não lembro bem). Enfim, o sujeito do ensaio foi mais a novidade das páginas em terceira dimensão do que a mocinha que estampava a capa. Mas ficou bom.
Para as meninas, não pude deixar de notar na banca uma revista dessas Capricho ou similar, que anunciava na capa páginas em 3D, e encartado o típico oclinhos de papelão no plástico da revista, expondo logo de cara a precaridade do acessório. Ainda vão lançar álbum de figurinhas, seriados de tv e uma cacetada de produtos em terceira dimensão, já que é uma moda que só está começando. Vez ou outra eu lembro de livros infantis de papelão, daqueles que quando se abre uma página uma casa ou um carro se sobressai para criar um efeito tridimensional. Deve dar um puta trabalho fabricar um livro daquele. Isso é efeito em terceira dimensão desde sempre se tornando um conceito ativo na cabeça das pessoas.


Como fazer seus óculos 3D.

Nada de comprar aqueles que custam o olho da cara para ver na tv de tela plasma aquele filme que você queria. O que precisa é de cartolina (pode ser qualquer cor), um papel celofane azul e outro vermelho, ou papel celofane transparente e hidrocor azul e vermelha, tesoura e cola. Desenhe um óculos na cartolina e recorte, lembrando de recortar os buracos para os dois olhos. Desenhe e recorte duas pazinhas em tamanho igual para servir de aste (cuidado para não ficar tosco), faça um corte para cara extremidade do óculos de modo que encaixe as pazinhas/astes. Recorte um quadradinho do papel celofane azul e do vermelho, passe cola nas extremidades e cole atrás dos buraquinhos dos olhos (o vermelho fica sempre no esquerdo, se lembre. Pense assim: VErmelho, as duas primeiras letras, V de vermelho e E de esquerdo), ou se for o caso, recorte dois quadradinhos do papel celofane transparente e pinte com hirocor um de azul e outro de vermelho, nos dois lados, mas vai ficar tosco. E pronto, agora você não vai mais precisar encher a cara para ver as imagens saindo da tela.
Nota: Algumas pessoas sentem uma dor de cabeça tremenda ao usar esses óculos, ver filme com eles então... isso se dá porque... Ah, não faço idéia da natureza desse fenômeno, só sei que é um processo de ´´enganação`` da mente.

Alguém aí lembra das capas das revistinhas da Turma da Mônica de 1994, 95 e 96, que consistia em ficar vesgo fixando num único ponto figuras repetidas para enxergar sem óculos o Cascâo, o Cebolinha, Mônica e a Magali saltando da folha sem cenário de fundo? Aquilo sim doía meus olhos.


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