quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Maurício de Souza enlouqueceu?


Já faz alguns meses que pintou nas bancas uma novidade dos quadrinhos da turma da Mônica, o gibi Turma da Mônica crescida, desenhado em estilo mangá (quadrinhos japoneses) e tal como, em preto em branco. Eu hein. Os principais personagens de Maurício já tem dezesseis anos e vivem problemas e situações tipicas da idade, além de, claro, estar envolvido nas histórinhas elementos dignos de um tradicional mangá, como fantasia, robôs, lutas, entre outras coisas. Descaracterizando totalmente os personagens, Maurício de Souza não satisfeito ainda inventa um beijo da Mõnica para o Cebolinha, decidido a desconstruir de vez a imagem infantil e descompromissada que as pessoas que lêem os gibis originais tem de seus personagens. Me suou como uma apelação. E para que essa idéia maluca? Cadê o orgulho do estilo e traços originais do gibi que conquista gerações, fazendo o que fez com seus personagens e mexendo na fórmula das historinhas que sempre deu certo? Maurício de Souza não precisava deformar a imagem de seus personagens desse jeito. Ah, não precisava mesmo. Isso aí nada mais é do que uma idéia mal elaborada, fora de hora, que nada acrescenta para as pessoas que cresceram lendo a Mônica correndo atrás do Cebolinha para dar coelhada. Provavelmente não vai emplacar. Ainda assim, espero que o respeito aos personagens ainda fique, vida longa aos gibis nacionais. Que vergonha, hein seu Maurício, copiando o que vê pelo mundo afora sem nenhuma opinião, desmerecendo a própria criação.

2 comentários:

Priscila disse...

Sou uma leitora dos gibis da Turma da Mônica desde minha alfabetização, e concordo plenamente.
Uma porque já existe uma turma de jovens, a do Rolo. Outra porque tira aquela pureza das historinhas da turma, da inocência infantil, das artes que se apronta nessa idade, para rir por toda a vida adulta depois.
Essa idéia de fazer a turma da Mônica crescer foi infeliz mesmo.
Não acho bacana nem as pessoas fantasiadas da turminha, porque ficam todos grandes, desproporcionais, muito menos a turma dos desenhos já crescida.

Danilo Moreira disse...

Ola rapaz, tb sou leitor dos gibis ha mais de 15 anos, e estive no lançamento do manga na bienal do livro no ano passado.

Concordo em partes com vc. Em entrevista, o Mauricio contou que esse lançamento é dedicado ao publico que gosta de mangás (fora que hj em dia só se vê mangá nas maos e nos olhos das gerações atuais), e é interessante, pois mostra uma vontade de se antenar a aquilo que muitos querem ver (por incrivel que pareça, a obra tb foi feita graças a sugestões de leitores)

Porém, tb acho q isso só fará sucesso dentro de um certo publico. A maioria irá continuar a apreciar aquela mesma turminha q nós conhecemos e aprendemos a gostar.

Gde abraço.

http://blogpontotres.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...