sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Como se fosse o ebola


GRIPE SUÍNA, A NOVA MODA



Com essa nova moda do medo de sair às ruas para não pegar o novo vírus que causa a badalada gripe do momento, a gripe suína, matérias e matérias que não acabam mais no jornal e na televisão, casos e mais casos registrados, mortes e mais mortes, é impossível ficar indiferente e não postar um comentário próprio do que seria a onda do momento. Mas o que achar disso se a cada dia que passa esse vírus se torna ainda mais amedrontador? Bom, o certo é que enquanto esperamos essa moda passar, não devemos parar nosas vidas comuns. Podemos continuar saindo de casa e levar nossa vida normalmente, não deixando essa tal gripe nos vencer, e se tiver que pegar não tem como evitar ficando em casa, o instantinho que a gente sai para a rua, seja para o supermercado, cinema, e até no ônibus, temos chances de aumentar as estatísticas dos infectados, não adianta nada dar férias prolongadas às escolas e aos serviços até essa onda acabar. E se pegar não precisa se desesperar, primeiro procure saber se está mesmo infectado ligando para o número que toda hora anunciam na televisão, e se estiver basta se cuidar ficando em casa quietinho e seguindo as recomendações médicas, se alimentando bem e evitando contato com outras pessoas. O meu consolo é saber que como toda epidemia, um dia vai passar. Aqui no Rio a conjutiviti estava na moda, geral com medo de sair na rua, a dengue pelo Brasil todo, e agora essa tal gripe, que em comparação as outras citadas é até a pior, sendo ela tratada por pandemia, infectanto pessoas do globo todo, mas sabemos que só é mortífera para crianças, portadores de imunodeficiência, carente de vitaminas, de saúde fraca e de baixa resistência, gestantes e idosos. Mas se serve de consolo, existem doenças piores, como era o caso da gripe aviária, que graças a Deus não causou estragos por aqui. Ainda tem o ebola, que ficou restrito na África, vírus mortal que que corrói os órgãos dentro de 24 horas. Se bem que os comentários frequentes e o pânico das pessoas de pegar essa gripe nova na rua nos faz parecer que o real vírus de que fugimos é o ebola. Cruz credo. E para alguns é igualmente terrível e mortal. Então, para que esse vírus não se torne um pesadelo muito grande, não precisa deixar de sair ou usar máscara na rua. Sem paranóia, mas com muita cautela, evite ficar próximo de pessoas gripadas, lave bem as mãos quando chegar da rua e evite botar a mão na boca e nos olhos, evitando também se puder lugares tumultuados e fechados. E esperar que um dia essa onda acabe, mas não sinta falta que logo vem outra epidemia de uma nova doença terrível por aí.

5 comentários:

Marcelo Augusto disse...

Para ser sincero, eu tenho medo da gripe suina porque meu pai é transplantado e corre muito riscos de morrer porcausa dessa 'moda'.
A gripe suina nao é uma doença do mundo, mas é uma doença dos doentes. Nós, os saudaveis, podemos transmiti-la facilmente para pessoas que tem imunidade baixa. Ao nos cuidarmos, nao estamos SOMENTE evitando que fiquemos doentes, mas estamos evitando que pessoas que amamos tambem nao fiquem doente :P

Rafael Watanabe disse...

Só uma coisa antes do meu comentário: eu ja estava pensando em comentar algo com um ar de "e esse não é outro texto falando do mesmo assunto?" até ver aquela parte na terceira linha, acho. Pois bem, quando começaram a falar dessa gripe na televisão, com os primeiros casos no méxico, ainda, eu fui pesquisar na internet, e juro, juro que pensei "nossa, que interessante essa mutação nada peculiar entre as tres principais caracteristicas da gripe espanhola, da gripe aviaria (das galinhas locais) e da gripe "realmente" suína"... Ai começou a piorar a coisa, com comentários sobre Pandemias e estados caóticos no sistema de saúde. Mesmo assim, não me afetei, pensei comigo "as pessoas - incluindo eu - vão passar por essa" até porque, como disse, até mes passado a dengue tava na moda, e, quando eu mudei pra capital Goiânia, fiquei morrendo de medo de tanto que falavam da tal doença (aí peguei Dengue hemorrágica no segundo mês, passei muito mal, mas cá estou). Pois bem, voltando a gripe suína e ao "vamos passar por essa". Depois que pensei nisso, esqueci o assunto, sério, voltei a pensar nos assuntos importantes - pra mim. Só que, ai a coisa começou a me afetar, porque - na ultima semana - minha mãe me aparece com um pote de alcool em gel portátil e discreto (ui) e me manda usar, proibe minha irmã de ir à escola e, por uma fraçao de segundo, me mostra uma máscara --' (E olha que em goiânia a coisa nem ta tão feia - thanks god). Bom, to encompridando demais essa coisa aqui, de qualquer jeito, bom texto, boa opinião e ótimos argumentos. Adorei a comparação à doenças mais perigosas pelas quais nós - sim - ja passamos.

Rafael Watanabe disse...

Só uma nota: ótima colocação do ser-vivo acima O/

Binho Alcóck disse...

Realmente, eu tenho medo dessa gripe, tenho sorte por ela não esta muito presente aqui em minha cidade. e acho sim que todos deviam se cuidar para não pegar, e se pegar, ter cuidado para não contagiar o proximo.

Luiz Scalercio disse...

cara eu pequei essa gripe
deruba mesmo.e foda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...