quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ah, esses mockbusters malditos

Você já se deparou com pérolas do tipo Transmorphers e The Therminators enquanto procurava um bom filme na locadora? Esses são apenas dois exemplos de uma nova tendência que vem chegando ofendendo grandes obras cinematográficas, a chamada Mockbuster (ao contrário do Blockbuster, estas são produções de baixíssimo orçamento que vem no embalo de filmes grandes). Geralmente são filmes lançados diretamente em DVD, é meio que óbvio, nem o cinema mais pueril do mundo os exibiria, a não ser festival de cinema trash. Como as produtoras são muito pequenas, para sobreviver lança filme genérico da produção que mais está em evidência no momento, como o já citado Transmorphers, que logo na capa exibe um gigantesco robô e a logo semelhante ao do filme do Michael Bay para enganar  atrair público se aproveitando da publicidade em torno do filme pipoca. A mais popular no ramo é a Asylum, que na parceria com a distribuidora Alpha Filmes lança bastante filmes, todos chupados de grandes produções,  que você pode conferir abaixo e fazer as comparações da capa para já ter uma ideia da cópia descarada. A versão  ´´suecada`` é sempre a da direita.































Para não ser acusada de plágio, se é que grandes produtoras não se acabam de rir com isso, a Asylum se aproveita de títulos de domínio público ou dos que é difícil precisar um autor, como por exemplo filmes mitológicos, de lendas e de monstros. A logo e a capa ajuda a enganar o consumidor desavisado, ou você acha que não acontece de um pai ir numa loja Americana comprar um DVD de presente para o filho e levar gato por lebre? É a velha questão ´´Polyschaichon`` chegando também ao mercado audiovisual. Além disso, com seus títulos genéricos a Asylum só tem a ganhar, já que cinéfilos malucos como eu adoram uma trasheira e fazer comparações, até mesmo os fans das produções originais alugam tais filmes embalado pela curiosidade. 
CGI paupérrimo, dando a impressão de que qualquer estudante de cinema pode fazer algo igual ou melhor, atores desconhecido loucos de vontade de terem um papel num longa a ponto de fazer qualquer coisa, complementam o estilão mockbuster. Alguns atores até se tornam ´´estrelinhas``, ganhando alguma popularidade nesse meio do cinema underground alternativo. A maioria das filmagens em HD, e a fotografia mesclada com o naipe e a atuação dos atores dão uma puta cara de filme pornô. Talvez os atores, inclusive as atrizes são as maiores gatas, revezem entre uma produção B e os filmes adultos para se manterem. Ah, e o apelo erótico em algum deles é gritante, provavelmente uma artimanha para despertar interesse do público cansado de assistir filmes ruins repletos de defeitos especiais.



















Apesar de saber que é tudo malfeito pacas, acho muito divertido. E vou dizer, eu gosto de assistir essas tosqueiras. A gente sabe que não presta, mas assistimos e gostamos mesmo assim. É como quando a gente prefere comer um podrão na rua do que comer arroz com feijão. E é melhor gastar dinheiro com esses filmes do que com filme pornô, por exemplo.

Um comentário:

Victor Lucas disse...

Muito maneiro seu blog, as postagens são muito legais...
Já estou seguindo! Se puder seguir de volta, agradeço!

http://therevolucaonerd.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...