quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Halloween e Jogos Mortais


E por falar no finalzinho do mês de outubro, mês querido pelas crianças, temos uma ótima data festiva já em seu final. Claro que estou falando do Dia das Bruxas (Halloween no original). Mas Halloween não é uma data brasileira, segue uma tradição americana do ´´Trick or treat`` (podia ser o nome de uma banda de Rock)``, ou como aqui, doces ou travessuras. De fato, brasileiro não comemora Dia das Bruxas, já viu crianças vestidas de criaturas do universo da fantasia à noite batendo nas portas e pedindo doces? Inclusive o dia do Saci, criatura mitológica tradicional de nossa terra, é no exato dia que é comemorado o Halloween, mas não é lembrado, tendo sua data ofuscada pela comemoração da cultura estrangeira. Patriotas radicais preferem boicotar a data comemorativa das bruxas e das criaturas de horror, o que é uma bobagem, se bem que essa seria uma comemoração para as crianças. O fato é que por aqui a data só é comemorada ou lembrada em festas, clubes e noitadas.

Halloween aqui também é ´´comemorado`` com um filme novo da série cinematográfica Jogos Mortais. E não é que já tem outro? Não estreou na data que estamos acostumados, mas a bomba da vez já tá aí mesmo assim. Não acredito que ainda é produzido filmes dessa série. Não se tem mais o que inventar, tampouco assusta ainda. A franquia já deu o que tinha que dar. Na minha opinião o primeiro Jogos Mortais foi um filmaço, mas só ele já bastava. As sequencias foram uma tosqueira atrás da outra. No lugar do suspense psicológico e inteligente deram espaço para sangues a atrocidades visuais.

Bom, sem mais estender esse post desejo um feliz Dia das Bruxas para todos que estiverem lendo, sejam pessoas que comemoram a data ou não. E antes que eu me esqueça:


DOCES OU TRAVESSURAS?


rsrsrsrsrsrsrsrsrs


Só pra comentar, Dias das Bruxas me lembra doce de abóbora, já que o vegetal onde fazem aquela carinha simpática acaba virando doce pelas pessoas inteligentes que nunca desperdiçam comida.

Agora vou indo.

Vai um ponche aí?

Um comentário:

Priscila disse...

Se o saci fosse estrangeiro, com certeza seria lembrado nesta data.
Aqui a criançada não sai no Halloween pedindo doces, sai no primeiro dia do ano "desejando boas festas": vão de casa em casa, qdo o dono abre a porta eles falam boas festas, e ganham bala. Já virou tradição na minha cidade, a molecada se diverte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...