sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Super Heróis brasileiros


O gibi que me ensinou malandragem.
Apesar dos super heróis criados em nossa terra terem sumido do mapa há um bom tempo, foi nos anos 90 que tomei conhecimento de alguns deles graças a editora Phenix. Em 93 um amigo me deu o primeiro número de Fantasma Negro, personagem criado pelos desenhistas Tony Fernandes (um dos criadores do Pequeno Ninja, com Wanderley Felipe) e Salatiel  de Holanda, um gibi de papel diferente do convencional, em preto e branco e de poucas páginas, e apesar dos desenhos não serem ruins era sobre um super herói desconhecido, que compunha uma minissérie de 3 volumes. Logo no começo vi que se tratava de uma criação brasileira (a história se passava em São paulo), mas não gostei e não me interessei em comprar os números seguintes, afinal, a história era muito blá blá blá, política e só nos dois últimos quadrinhos (!) teve cenas de ação. Isso mesmo, só nos dois últimos quadrinhos teve uns golpes dos heróis nos bandidos. Já na primeira página o gibi anunciava a ´´participação especial`` de um outro herói brazuca, Raio Negro, um herói que ´´ajudou`` o Fantasma Negro a sair na mão com os vilões. De fato eu não fui a única pessoa que não gostou do gibi, pois o próprio Tony Fernandes admitiu que o personagem nunca vendeu bem e o herói não emplacou. Meu irmão dizia que era de péssima qualidade. No mesmo ano ouvi falar do herói mais vezes, e ainda vi numa banca que vendia revistas antigas o Almanaque Phenix 91que trazia na capa Fantastic Man, uma espécie de Black Kamen Rider amarelo também criado por Tony Fernandes. Em se tratando da editora Phenix, parecia mesmo que só lançava revistas em quadrinhos de heróis brasileiros que ´´ninguém conhecia`` em preto e branco e com papel de qualidade inferior, dando a impressão de que os custos eram bem baratos, mas a iniciativa era boa. Assim pude conhecer uma série melhor desse novo herói recém descoberto, um vulcano perseguido injustamente pela Federação Intergalática, tendo como aliado Ápia, seu equivalente feminino. Meu interesse por quadrinhos de heróis nacionais, precisamente os gibis da editora Phenix aumentou e quando vi um segundo Almanaque Phenix 91 comprei na hora, mas foi um pouquinho decepcionante. A história não era sobre heróis e sim sobre ninjas, repleta de violência, mulheres peladas e sexo. Mas, com os hormônios da adolescência começando a entrar em combustão (dez anos na época) o gibi logo se tornou interessante para mim e através dele aprendi uma coisa ou outra que precisava saber. Ambos almanaques tinham pequenas histórias de outros personagens da ´´editora/universo Phenix`` mas não me interessavam, o que particularmente me chamou atenção foi a historinha de um homem normal que entre outras coisas se metia a mergulhador, chamado João Durão.


Dando uma boa fuçada em sebos e bancas que vendiam revistas antigas no meu bairro, encontrei alguns exemplares de Raio Negro, mas nunca comprava. Já em 95 li uma matéria na revista Herói sobre os heróis nacionais que circulavam por aqui des de 1965, mas foram todos afundados na década de 80 graças ao aparecimento de gibis Marvel e DC, e através da matéria conheci herói pra caramba que eu jamais tinha visto, mas como nunca tive acesso não importava para mim. Grande parte era chupado de heróis americanos, como Homem Lua, que lembrava o Mistério do Homem Aranha. Quem eu mais procurei saber foi os que  julgava ´´mais famosos``, Fantasma Negro, Raio Negro e Fantastic Man, e recusei a aceitar que a editora Ebal foi a responsável pela vida dos personagens em nossa terra, pois apesar de adorar a Ebal, era a editora Phenix quem os apresentou para mim. A mesma revista Herói chegou a publicar uma carta do próprio criador do Raio Negro, Gedeone Malagola, elogiando a matéria. Gedeone faleceu em 2008 aos 84 anos de infecção na perna. Além do Raio Negro, Gedeone também criou Homem Lua e Hydroman.


Minha noiva me deu anos atrás o Almanaque dos Quadrinhos, que entre outras coisas fala sobre a predominância e a importância dos heróis tupiniquins. Tony Fernandes pretende retornar com Fantastic Man, dizendo como a tecnologia de hoje facilitou bastante as produções dos gibis, o maior vilão continua sendo o mercado. A editora Phenix (que tinha como slogan ´´sempre um bom entrentenimento``) também foi pro saco. O que podemos ver hoje nas bancas é o gibi Apache, criação de Tony Fernandez lançado pela editora As Américas, história passada no velho oeste que tem como protagonista uma índia gostosona. Tony Fernandez sempre teve parceria com Wanderley Felipe e juntos criaram o Pequeno Ninja, esse sim um ´´herói`` nacional de sucesso. Também desenhou para o gibi da Angélica dos tempos da Bloch editora, as historinhas de Os Tortugas, uns dos personagens que consigo me lembrar e que até gostava.

2 comentários:

Unknown disse...

Se você tem uma ilustração (desenho, imagem, foto etc.) na internet, na sua casa mande pra nos com seu endereço e autorização pra publicação de um álbum de figurinhas pra futuras publicações nas bancas de jornal.
Esta forma de trabalho onde cada um dá um pouco de si para que o objetivo final seja rapidamente alcançado fará com que nós...
Eu.. Colaborador remunerado, RG-------; CPF-----, residente em -----, domiciliado à ----, Vila ----, ....., Autorizando O profissional Mauricio dos Santos, brasileiro, solteiro, RG 19.104.659; CPF 092.678.008-50, residente em São José dos Campos, domiciliado à Rua Brasilio Cursino, nº 90, Vila São Benedito, São José dos Campos A publicação de meu desenhos” figurinhas Livro ilustrado de Super-heróis Brazucas” com a garantia de a pôs venda do Álbum eu receberei pela colaboração em dinheiro e desenhos e texto.
MANDEM POR CARTAS RUA: BRASILIO CURSINO, Nº. 90 VILAS SÃO BENEDITO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. CEP: 12227-020 O U E-MAIL: capitaobrasil1982@gmail.com E VEJA TODOS OS MEUS SITES EM UM SÓ LUGAR MAURICIO DOS SANTOS http://projetobrasilquadrinhos2000.blogspot.com.br/
MS&StudioTwo Design E seus livros desenhos gibi comics imagens e fotos histórias em quadrinhos Álbum de super heróis brasileiros Eu quero meu GIBI-COMICS Infanto Juvenil! Então mande 5, 10, 50,00 Reais Cheque nomenal ou boleto BANCO Bradesco nº22 BRASIL AGÊNCIA: 1070_7. São José dos Campos/SP. CONTA: 1014164_8 _ CLIENTE: MAURICIO DOS SANTOS. E uma copia pra Rua: Brasilio Cursino, nº. 90, Vila São Benedito - São José dos Campos – SP CEP: 12227-020 BRAZIL ou BRASIL- 55 Contato: 55+12+988012483.

Unknown disse...

Grato, pela referência que vocês aos heróis nacionais e aos meus personagens!
Muito sucesso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...