´´Meu bonequinho`` visitando a fazendinha da minha noiva, que ela cuida e mantém com todo capricho.Que Facebook e Orkut é quase a mesa coisa todo mundo sabe. Parece que com a febre que o Orkut tem sido, e até os dias de hoje, um provedor concorrente criou o Facebook, mas o que achamos estranho é o facebook indicar como possíveis amigos perfis dos mesmos usuários do Orkut, o que faz parecer que os dois sites de relacionamento são parceiros. Se fosse concorrente mesmo, não nos apresentaria os mesmos velhos conhecidos de outra praia, o que é de César é de César. Os dois sites são tão iguais que é totalmente desnecessário criar uma conta nos dois simultaneamente, mas o povo que é ávido por novidade acaba fazendo isso e muita gente vai no embalo, como eu por exemplo. Mas não entro muito, entrei só para ver qual é da parada, para me manter atualizado e não ficar boiando nas novidades do mundo virtual.
Daí então foi preciso criar uma novidade, algo que diferenciasse o facebook do pioneiro Orkut, um algo a mais que fosse interessante, um atrativo principal. Então criaram o Farm Ville, uma fazendinha virtual onde os internautas pudessem brincar de fazendeiro, criando vaca, porco, galinha, essas coisas. Uma espécie de videogame de Rpg, com o diferencial de que não tem Game Over. Apesar de eu ter entrado na onda e brincado algumas vezes, não me interessei mais, achei sem graça. Minha namorada é viciada nisso e tenta de todo jeito fazer com que eu embarque no jogo. É um tal de gente querendo adicionar os amigos da lista como vizinhos, um ajudando a cuidar do terreno do outro como ordenhar vacas, adubar as terras, dando presentinhos, para ser recompensado com moedas e com isso poder comprar frutas e verduras para plantar e comprar animais. Cada coisa que se plkanta tem que esperar um bom tempo para poder colher, não pode simplesmente plantar e sair da net, senão o vegetal morre. E isso vai viciando mais e mais as pessoas no facebook, a febre vai trazendo mais usuários e o site vai ganhando popularidade, não pela função de relacionamento pela rede de usuários, e sim por uma novidade que aos poucos tem caído no gosto popular, mas que provavelmente a moda passe logo. O bom é que faz o usuário se esforçar para entender o inglês, já que não tem versão de Farm Ville em português.
Agora veio outra novidade. O Farm Ville não faz mais parte do facebook (!) A brincadeira nasceu e cresceu lá, ou foi descoberta lá, mas agora é preciso entrar no site
http://www.farmville.com/se quise continuar brincando, já que muita gente não tem conseguido entrar como antes. O porque eu não sei, e também nem sei se não é uma medida provisória, se eles estão arrumando as ferramentas, mas talvez o jogo tenha ganhado sua autonomia pela boa popularidade que conseguiu.
Voltando ao jogo em si, os programadores se tocaram que o povo não sonha em ser fazendeiro, a graça está mesmo é na brincadeira do imaginário, na fantasia, e partindo dessa premissa foram sendo criados animais místicos, como as renas baseadas no antológico Rudolph, a rena do papai Noel de nariz vermelho brilhante, e ainda envoltas com pisca pisca, isso tudo para brincar com a época natalina, já que não se criaria renas se não fosse em uma fazenda da Sibéria. Assim como também tem vacas que dão nescau em vez de leite comum, vacas que dão iogurte, e até gnomos. Chega a ser uma brincadeira divertida até para os mais velhos, pois a imagiñação do homem não tem limite e nem idade. Me faz lembrar os brinquedinhos temáticos de Playmobil que a gente brincava na infãncia, e sabe, eu até que ia gostar de brincar mais se fosse joguinho ´´de menino``, como castelo medieval, nave espacial, fundo do mar, outro planeta, etc. Enquanto não se cria outro tema os internautas vão se divertindo com brincadeiras como mudar os animais de lugar ao seu bel prazer, ajudando a procurar animais perdidos e uni-los aos seus amiguinhos, tirando lã de ovelhas, criando animais de diversos tipos em um só ambiente, entre outras coisas que a brincadeira permite. Tomara que coloquem outros animais, como girafa, canguru e elefantes, já que diferente da geografia real, no mundo virtual podemos experimentar misturas entre espécies diferentes em um único lugar comum. Sem causar desequilíbrio ambiental.